Nos alvores da República o fotojornalismo dava os seus primeiros passos em Portugal. Joshua Benoliel será inquestionavelmente o fundador do fotojornalismo português e a “ Illustração Portuguesa” constituía mais importante publicação da época.
Todavia, no interior do país, existia uma imprensa regional que dava os seus primeiros passos na publicação de fotografias.
Em Évora, em Portalegre, em Beja os jornais locais começavam a publicar imagens nos finais do séc. XIX, prática que se acentuará nas duas primeiras décadas do séc. XX. A Tradição de Serpa e a Folha de Beja constituem dois casos interessantes de relacionamento da imprensa com a fotografia.
Licenciada em Sociologia, Pós-Graduada em Estudos Europeu e mestre em Museologia.
É actualmente Coordenadora do Arquivo fotográfico da Câmara Municipal de Évora.
No âmbito das suas funções profissionais comissariou mais de meia centena de exposições, destacando-se entre elas:
Évora e a História do Teatro (1991);
Razões de Ser de Uma Cidade – Evolução Histórica, social e urbana de Évora ao longo dos séculos (1994);
Aparição – Vergílio Ferreira – A Obra e o Autor em Évora (1999);
José Pedro Braga Passaporte e António Passaporte, dois fotógrafos de Évora (1999);
Évora, ano 2000
Riscos de um Século, Memórias da Evolução Urbana de Évora (2000);
David Freitas, um fotógrafo de Évora (2002);
Um Tesouro de sabedoria, Biblioteca Pública de Évora, Passado, Presente e Futuro (2003);
Évora Desaparecida, Fotografia e Património (2006)
Trabalhos Publicados:
Aparição – Vergílio Ferreira – A Obra e o Autor em Évora (1999);
José Pedro Braga Passaporte e António Passaporte, dois fotógrafos de Évora (1999);
Riscos de um Século, Memórias da Evolução Urbana de Évora (2000);
Objectos Melancólicos, Évora, Fotografia, Património e Memória (2005)
Évora Desaparecida, Fotografia e Património (2006);
Actualmente está a preparar o doutoramento em História e Filosofia da Ciência, com um projecto de dissertação sobre a História da Fotografia no Alentejo.