Sessão de Encerramento – Conferência e Mesa Redonda

FOTOGRAFIA, CIDADANIA E TERRITÓRIO

Projecto As Imagens da Republica, Fotografia e Cidadania
Sessão de encerramento – conferencia e mesa redonda

4 e 5 de Outubro de 2011

Organização:
Instituto Politécnico de Tomar
Escola Superior de Tecnologia de Tomar
Curso Superior de Fotografia – Projecto As Imagens da Republica, Fotografia e Cidadania

O Projecto As Imagens da Republica, disponível no portal imagensdarepyblica.ipt.pt, reuniu colaboradores, orientadores de workshops ou conferencistas, e desenvolveu-se em todo o território nacional, proporcionando a participação na construção e no debate do conceito proposto: Fotografia e Cidadania.

Na esteira deste projecto, inserido nas comemorações do Centenário da República Portuguesa, produzido e coordenado no âmbito do Curso de Fotografia do Instituto Politécnico de Tomar, organiza-se nos próximos dias 4 e 5 de Outubro, nas instalações do IPT, um conjunto de intervenções de carácter público e uma mesa redonda, cujo objectivo principal é o de reflectir sobre a continuidade e transformação de um projecto que estimulou as relações entre a fotografia e a cidadania, relevando o papel estruturante que a fotografia tem no modo como nos relacionamos com o mundo e com os outros.
Para além de se proceder a um balanço do projecto e à apresentação do Catálogo: As Imagens da Republica – Fotografia e Cidadania, a sessão de dia 4 será dominada por um conjunto de palestras. As apresentações programadas propõem uma reflexão sobre uma crescente e notória preocupação na documentação visual do território, consubstanciada em diversos projectos de natureza diversa que se têm vindo a desenvolver nos últimos anos um pouco por todo o país.
Apresentar-se-á como estudo de caso, o trabalho levado a cabo no Algarve, onde um conjunto de iniciativas têm sido sistematizadas e desenvolvidas no domínio das plataformas Mobilehome e Projecto Sítio. Para além disso, os projectos Missão Fotográfica: Paisagem Artística, de Pedro Bandeira e Paulo Catrica, e Duas Linhas, de Pedro Campos Costa e Nuno Louro, serão apresentados pelos respectivos autores.

LINK PROGRAMAFINAL.pdf

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. ligação permanente.

Os comentários estão fechados