Fotografia e fotógrafos na ilha Terceira no período da I República.

Carlos Enes

17 de Janeiro de 2011

Nesta conferência traçarei uma breve panorâmica do aparecimento da fotografia na ilha, para depois comparar com a evolução com o período da I República. Para este período farei a apresentação dos fotógrafos que nele trabalharam, quer como profissionais quer como amadores; traçarei pequenas biografias; apresentarei fotos dos referidos fotógrafos mas também outras fotos da mesma época, cujos autores não foram identificados.

 
A FOTOGRAFIA NA TERCEIRA NO PERÍODO DA I REPÚBLICA

Casa das Tias de Vitorino Nemésio
Rua da Misericórdia
9760-500 Praia Da Vitória
Ilha Terceira

Vila Nova, ilha Terceira, 1951.
Professor de História no Ensino Secundário, desde 1978, exerceu também funções docentes na Universidade Eduardo Mondlane (1981-84), Maputo, e na Universidade Aberta (1996-2003), Lisboa.
Mestre em História Contemporânea (1993), pela Universidade Nova de Lisboa, dedica-se há vários anos à investigação da história açoriana, com vários livros e artigos publicados e com participação em colóquios e fóruns nas mais diversas instituições. Tem colaboração abundante na Enciclopédia Açoriana, na obra recentemente editada pelo IAC, História dos Açores, e no Dicionário de Educadores Portugueses. É autor do romance Terra do Bravo (2005), edição esgotada.