Distribuição do catálogo As Imagens da Republica – Fotografia e Cidadania

O Projeto As Imagens da Republica – Fotografia e Cidadania, encerra-se finalmente na sua versão mais formal com a distribuição da sua versão impressa na forma de catálogo.

Penso que todos concordaremos que se tratou de uma experiência única no panorama nacional, pois julgo que nunca se teria realizado uma ação como esta que promoveu a Fotografia, a sua prática e a sua Cultura, numa mesma plataforma comum e a nível nacional, continente e ilhas.

Desta realização ficam a plataforma digital que está constituída no Portal imagensdarepublica.ipt.pt e agora o catálogo que está a ser distribuído por todos os que, de algum modo, participaram no projeto, mas também por escolas, bibliotecas, centros de juventude, imprensa regional e nacional e outros.

O catálogo agora distribuído gratuitamente a todos os Participantes, Orientadores de Workshops, aos Conferencistas, e nas Instituições que nos receberam, contém, por decisão editorial tudo o que respeita ao desenvolvimento das Oficinas de Fotografia, remetendo para o Portal na internet os conteúdos mais vastos e de reflexão teórica, resultantes das Conferências e de outras intervenções.

O vasto e diverso conjunto de trabalhos fotográficos de excelente qualidade que estão contidos nesta obra, testemunham não só a enorme motivação, disponibilidade, espírito de missão e de cidadania com que todos se entregaram a esta ideia, como testemunham igualmente que a Fotografia é sem dúvida transversal a toda a sociedade e contribui definitivamente para a construção crítica e positiva de um ideal de cidadania.

Estou certo que esta plataforma que tem agora expressão na sua versão impressa ou catálogo, e principalmente na sua versão digital, ou Portal imagensdarepublica.ipt.pt por ser mais dinâmica, com página na rede social “facebook”, continuará a ser um desafio e a servir de argumento para todos os que se interessam pelas questões da Fotografia, da sua prática e cultura.

Este Projeto sofreu já uma evolução para um outro conceito que lhe foi acrescentado, o do Território, e que terá expressão num outro Portal que em breve estará disponivel na internet na temática da Fotografia, Cidadania e Território. Fica também esse desafio.

Para nós, Curso Superior de Fotografia do Instituto Politécnico de Tomar, agora já com um Mestrado nesta área, foi um enorme prazer poder contribuir para a criação e implementação deste Projeto de impacto nacional, por convite da Comissão Coordenadora das Comemorações do Centenário da República. Termino agradecendo a todos os que se disponibilizaram com o seu empenho, motivação, solidariedade e espírito de missão para que tudo isto fosse possível, fazendo com que este Projeto se tornasse também, um verdadeiro exemplo de Cidadania.

António Martiniano Ventura

Comissão Coordenadora

As Imagens da Republica – Fotografia e Cidadania

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. ligação permanente.

Os comentários estão fechados