Modos de abordar um assunto – Trabalhar o tema antes de fotografar – A relação do fotógrafo com o meio e com o fotografado – Presença assumida e postura voyeur – A proximidade e a distância – O relacionamento com a história e a sua construção – A reportagem
Uma reportagem tem uma história que começa antes da fotografia. O fotógrafo observa e relaciona-se com o meio em seu redor. É na percepção de um tempo e de um lugar, na empatia e intimidade para com o assunto, que se define o rumo fotográfico do trabalho. Trata-se, de facto, de um rumo. Uma reportagem não é um conjunto de boas imagens. É uma construção que se aproxima mais da montagem dum filme ou da escrita dum livro. O valor de cada imagem não existe só por si (como um fotograma de um filme ou uma palavra de um romance não valem só por si), mas antes no papel narrativo que as imagens estabelecem entre elas. Cada fotografia expõe a iconografia, os ambientes e os intérpretes de um acontecimento, mas é nos intervalos, nos espaços percorridos de umas para as outras, que se definem o sentido e o valor da reportagem.
1.º Dia:
• Manhã – 10:30h – 12:30h • Apresentações e introdução ao tema do workshop. • Escolha de uma abordagem ao tema para todos os participantes fotografar. • Preparar o workflow (computador, software e câmara fotográfica).
• Almoço de 1h30m
• Tarde – 14:00H – 17:00H • Início de trabalho de campo
• Tarde – 17:00H às 19:00H • Visionamento e discussão das primeiras fotografiasfeitas no workshop. • Editar as fotografias usando o lightroom e photoshop como ferramentas de edição.
2.º Dia:
• Manhã – 10:30h – 12:30h • Continuar a trabalhar/fotografar no terreno.
• Almoço de 1h30m
• Tarde – 14:00H às 15:30H • Continuar a trabalhar/fotografar no terreno.
• Tarde – 15:30H às 19:00H • Visionamento e discussão para escolha final dos trabalhos produzidos no workshop.