2010 no centenário da República

Duarte Belo

Dias 8 e 15 de Janeiro de 2011

1. Objectivo
1.1. O objectivo fundamental do Workshop de fotografia é o de facultar aos formandos uma visão abrangente sobre os múltiplos aspectos que se relacionam com a fotografia e, simultaneamente, fazer uma aplicação prática da utilização da fotografia como meio de expressão.

1.2. Serão focados aspectos teóricos relacionados com a imagem fotográfica, nomeadamente através de um percurso pela história da fotografia, bem como aspectos práticos relacionados com a produção da imagem fotográfica, seja ela realizado num suporte analógico, seja num suporte digital.

1.3. Outras questões haverá que merecerão uma referência, como, por exemplo, a gestão e conservação de um arquivo fotográfico pessoal, as questões teóricas que estabelecem pontes com outros ramos de conhecimento, a produção de livros, de exposições, ou de conteúdos em suporte digital.

2. Estrutura
2.1. Introdução
Projecção de imagens expressivas das várias práticas da fotografia. As imagens serão mostradas em cronologia regressiva, desde a actualidade até ao século XIX. Serão apresentadas poucas imagens, mas haverá a preocupação de mostrar a enorme diversidade de abordagens que são possíveis utilizando a imagem fotográfica. Serão aqui referidos os vários aspectos que se desenvolverão ao longo de todo o Workshop. Irá fazer-se uma contextualização com o momento actual, político, económico, social e cultural, em que vivemos, nas sociedades ocidentais, em que o desenvolvimento das democracias, muitas delas republicanas, têm levado a um progressivo aprofundamento e exploração de formas de comunicar singulares e únicas.

2.2. A captação da imagem pela fotografia
De uma forma muito sucinta, serão aqui abordados os elementos base relacionados com a fotografia. O conceito é o de mostrar, de uma forma clara, mas necessariamente sintética, a coerência de um conjunto de factos e equipamentos que tornam possível a imagem fotográfica.
2.2.1. Luz
2.2.2. Formação da imagem
2.2.3. Câmara fotográfica
Fotómetro, obturador, diafragma, exposição, focagem e profundidade de campo.
2.2.4. Equipamento
Os diversos tipos de câmaras fotográficas e de lentes, tripé, flash, filtros, etc.

2.3. Processamento da imagem fotográfica
Uma introdução ao processo analógico e ao processo digital.
2.3.1. Introdução à fotografia analógica
Descrição do processo, com acompanhamento de projecção de fotografias, sem que, no entanto, se processem filmes e se ampliem fotografias.
2.3.2. Introdução à fotografia digital
Aplicações de edição de imagem digital, com incidência no Photoshop. Ajustes gerais da imagem (girar, cortar, reenquadrar; brilho/contraste; sombras/iluminação; histograma; níveis; curvas; tom/saturação).

2.4. Usos da fotografia
Aplicações práticas do uso da fotografia tendo em vista o desenvolvimento de trabalhos pessoais, ou integrados em equipa.
2.4.1. Produção de conteúdos
Elaboração de fotografias com um fim específico, de acordo com um determinado suporte (impressão em papel, edição digital, projecção, etc.).
2.4.2. Elaboração de projectos
Estruturação de um projecto, apresentação de objectivos, calendarizações e estimativas orçamentais.
2.4.3. Desenvolvimento de trabalhos
Aspectos metodológicos fundamentais.
2.4.4. Organização e gestão de um arquivo fotográfico pessoal
Numeração de ficheiros, organização das imagens e arquivo em diversos suportes.

3. Conclusão
Debate sobre tudo o que foi abordado, no decurso de workshop. Uma analogia entre a celebração da República, e da Democracia, e as práticas fotográficas, e criativas de uma maneira geral. A importância de construção de um caminho pessoal, no universo ambíguo, contrastante e fragmentado da realidade contemporânea. Do Documentarismo fotográfico à Arte, assistimos a uma progressiva complexidade, não apenas das formas de abordar a fotografia, mas da própria sociedade em que nos inserimos.

Pretende-se que, findo o workshop, os formandos tenham noções básicas de todo o processo de produção da fotografia, nomeadamente digital, desde a captura até à edição da imagem, através de comandos básicos, em aplicações como o Photoshop. O formando ficará na posse de conceitos que lhe permitirão avançar nos seus próprios conhecimentos em fotografia, em função do trabalho específico que poderá desenvolver. Neste sentido durante o curso serão fornecidos elementos bibliográficos, e outros, para o aprofundamento de cada um dos tópicos explorados durante a formação.

 


Museu da Guarda
Rua General Alves Roçadas, 30
6300-663 Guarda, Portugal
Tel: (351) 271 213 460
Fax: (351) 271 223 221

brevemente disponível
André Girão Ribeiro
4 Fotos
Margarida Carvalho Madeira
9 Fotos
Maria Antunes Borges
5 Fotos
Maria Pratas Alvarez
3 Fotos