Celeirós do Douro
Celeirós do Douro, é uma Freguesia das mais típicas do concelho de Sabrosa, terra famosa em todo o país pelos seus excelentes vinhos generosos e de mesa. Esta antiga aldeia, suspensa sobre o vale do rio pinhão, é uma povoação com belas perspectivas panorâmicas.
Segundo registos municipais, podem aqui ser encontradas várias casas senhoriais de grande valor arquitectónico, tais como: a Casa dos Botelhos Pimenteis, a Casa da Fonte, a Casa do Bucheiro, a Casa dos Vilares, e a Casa do Padre Fausto; podendo ainda ser apreciadas duas Custódias, a de campainhas na Igreja Matriz e a da Capela de S. Francisco.
Além de paisagens deslumbrantes e casas senhoriais, Celeirós é também rica em personalidades de grande estima nacional, António Teixeira de Sousa, é exemplo disso. Nascido nesta terra duriense a 5 de Maio de 1857, foi um médico termalista, escritor, deputado, ministro de estado e líder do Partido Regenerador. Presidiu ao último governo da monarquia constitucional de Portugal, sendo deposto pela Revolução de 5 de Outubro de 1910.
Apesar da desertificação que esta pequena aldeia atravessa hoje em dia, é ainda muito visível a influência da época da monarquia nas suas imponentes casas de brasão.