Pretende-se com esta breve formação a produção e realização de imagens fotográficas de pessoas recorrendo a imagens de arquivo sobre a implantação da República na cidade do Porto. Esta formação dará especial ênfase à construção de uma memória descritiva sobre um projecto prático fotográfico que recorrerá a motivos reais ou ficcionais com uma estreita ligação á defesa dos direitos sociais fundamentais conduzidos pela implantação da República em 1910.
Este workshop erá recorrer a imagens fotográficas publicadas na Ilustração Portuguesas e partir das mesmas para que cada participante produza e realize uma retrato que represente os ideias da República. Serão abordados aspectos técnicos e conceptuais essenciais para a realização dos reatratos. Desenvovimento e excução dos aspectos realacionados com a produção de um retrato, registo de imagens fotográficas em estúdio e edição final dos retratos.
Programa
Sessão 1_ Projecção – 3 horas
Observaçao de projectos práticos fotográficos similares
Elaboração da memória descritiva do retrato e respectivo estudo dos requisitos de produção.
Introdução às técnicas de estúdio e equipamentos.
Técnicas de Projecção e retroprojecção de cenários.
Sessão 2_ Prática Fotográfica – 4 horas
Selecção de projectos práticos e respectivos modelos
Produção de três projectos de retratos propostos pelos participantes.
Visionamento das imagens fotográficas.
Edição das imagens fotográficas.
Sessão 3_ Prática Fotográfica – 4 horas
Selecção de projectos práticos e respectivos modelos
Produção de três projectos de retratos propostos pelos participantes.
Visionamento das imagens fotográficas.
Edição das imagens fotográficas.
Sessão4_ Edição Final – 4 horas
Projecção para a seriação e selecção das pessoas fotografadas
Edição final das imagens fotográficas para exposição.
Edifício da Biblioteca da ESE/IPP
Rua Dr. Roberto Frias, 712
4200-465 Porto
Tel: 225571010 ou 225571000 ext.1234
Secretariado ext. 1233
E-mail: estaginternos@sc.ipp.pt
research.newport.ac.uk
Directora do Departamento das Artes da Imagem, ESMAE - Escola Superior de Música , das Artes e do Espectáculo,
Instituto Politécnico do Porto. Coordenadora do Mestrado em Comunicação Audiovisual..Doutorado em Fotografia, pela Universidade de Derby, Inglaterra, Faculdade de Arte e Design (Doctor of Philosophy, Photography; MPhil, Photography) 2000.
Bolseira do Centro Português de Fotografia
e da Fundação Calouste Gulbenkian entre 1995 e 2000. Mestrado em Fotografia na Universidade de Derby, Inglaterra em 1996. Exposições individuais e colectivas entre 1992 e 2010 em Portugal, França. Reino Unido, entre outros países.
Fotógrafa Autora.
Publicações:
Olívia Da Silva,Ferreira Alves e Paulo Pimenta '3 Formas de Ver', 2009; Olívia Da Silva, Concepção e Coordenação 'Pensar a Imagem', Editado pelo IPP, 2008 ;Da Silva, Olívia 'Representação e Identidades Piscatórias' - Actas in Conversas Objectivas, ', Edições da Câmara Municipal de Matosinhos 2007.
Olívia Da Silva, Concepção e Coordenação 'Pensar a Imagem', Edição IPP, 2007; Olívia Da Silva, Projecto II - Fotógrafos Licenciados pelo IPP, Editado pelo IPP em 2004, 2005 e 2006;
Participação no livro de Miguel Amado sobre 'Uma extensão do olhar: Antologia visual da fotografia portuguesa contemporânea' - obras da colecção da Fundação PLMJ; Assírio & Alvim, Lisboa, Janeiro de 2005.
Em 2004/05 , inclusão de imagens fotográficas da fotógrafa Olívia Da Silva, no livro de Bernardo Pinto de Almeida 'História da Fotografia Portuguesa', a convite da Drº Maria do Carmo Serén, do Centro Português de Fotografia, do Ministério da Cultura.Dezembro de 2004, Reedição com imagem fotográfica actualizada do livro 'Para uma Aquisição Precoce e Optimizada da Linguagem', Porto Editora, Porto. Olívia Da Silva, Fotografia e Autora Sylviane Rigolet.
Em 2003 colaboração com uma imagem fotográfica da colecção '4 Olhares'/ Museu da Ciência e Industria, 'Metáforas do Sentir Fotográfico' de Maria do Carmo Serén .Colaboração na publicação de Ian Jeffrey (1998), 'Timeframes, the history of photography', Editora The Ivy Press, New York.