O Projecto, As Imagens da República, resulta de uma parceria institucional entre a Comissão para as Comemorações do Centenário da República e o Curso Superior de Fotografia do Instituto Politécnico de Tomar.
Este Projecto, com os seus workshops e conferências, organizados em todo o território nacional, propôs-se agir criativamente, através da reflexão e produção fotográficas, pretendendo também promover um pensamento crítico, sobre os ideais Republicanos, que afinal se podem resumir no conceito, sempre contemporâneo, que é o da Cidadania.
A Fotografia enquanto media é transversal a toda a sociedade e, por isso mesmo, impossível de dissociar da tomada de consciência individual e colectiva que levaram à estruturação dos ideais progressistas e republicanos. É por isso que também temos a intenção de acrescentar à intervenção artística, o debate sobre as questões que explicam e fundamentam o papel da fotografia, na sociedade em geral e nas suas relações mais próximas com o conceito de cidadania.
Temos agora a possibilidade de construir uma visão de conjunto sobre esta intervenção, descobrindo todo um território aparentemente novo: paisagístico, patrimonial, social e artístico e confirmando a transversalidade da fotografia, pressentindo, ao mesmo tempo, a rede de interesses e motivações comuns que afinal nos ligam e que potenciam a possibilidade de virmos a desenvolver investigação e a confirmar o fundamental papel da fotografia na construção e mediação dos conceitos latos de cidadania e território.
Tomar, 6 de Junho de 2011
António Martiniano Ventura
Director do Curso Superior de Fotografia
Coordenador do Projecto As Imagens da Republica