Faro – Um caso em destaque


APROXIMAÇÃO AO LUGAR

Sara Almiro, Maria Braga, Jorge Graça,
João Grama, José Nuno Lamas/Valter Ventura
30 de Abril a 18 de Junho de 2011
Galeria de Arte, Convento Espírito Santo – Loulé

Curadoria de Nuno Faria

Tomando o tema “Imagens da República” de forma simultaneamente grave e irónica, os autores José Nuno Lamas e Valter Ventura construíram o workshop que lhes coube coordenar em Tavira em torno da ideia de barricada, motivo recorrente e simbólico das sucessivas revoluções da História da modernidade europeia desde a sua eclosão com a Revolução Francesa.

Assim, o grupo de participantes realizou um conjunto de incursões no terreno para, de forma performativa, erigir o próprio objecto da imagem: uma barricada.

De entre as imagens realizadas, os dois autores fizeram as suas próprias e agora expõem uma selecção na exposição “Aproximação ao lugar”, que inaugura na Galeria Municipal do Convento Espírito Santo, em Loulé, comissariada por Nuno Faria, que foi o conferencista convidado daquele workshop.

A ocasião, em que se reúnem autores que têm trabalhado sobre as especificidades do território algarvio, é suficientemente importante para ser assinalada. Trata-se de uma exposição que se debruça sobre a forma como a imagem pode (des)construir criticamente um dado lugar e agir sobre a percepção de cada espectador-cidadão, propondo um olhar renovado sobre as coisas. As imagens realizadas pelos dois autores agora expostas materializam o potencial de iniciativas desta natureza e encorajam a expansão deste projecto específico a um patamar de ainda maior ambição.

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. ligação permanente.

Os comentários estão fechados