Título: A CADEIRA Texto de apoio: “Artistas e charlatões compreendem o elo vital entre ser misterioso e atrair o interesse. Um ar de mistério pode fazer o medíocre parecer inteligente e profundo. É muito fácil — fale pouco sobre o seu trabalho, provoque e excite com comentários sedutores, até contraditórios, depois recue e deixe que os outros tentem entender.”1

SINOPSE

No presente workshop, que teve lugar nas instalações do IPT, foram lançados dois desafios pelo formador: a recriação em estúdio da fotografia oficial do Presidente da República, ou imagens executadas em exterior e alusivas ao tema. No caso presente a opção deu-se pela primeira hipótese.

Perante o tema, uma questão ficou desde logo clara: não pretendia apresentar qualquer ser humano como Presidente. Qualquer outro ser vivo (animal ou vegetal) poderia ser considerado, mas havia o perigo de ocorrerem analogias não desejadas. Assim, a opção final acabou por recair na sequência apresentada de quatro fotografias, montadas em janela (ou photomaton) e apresentadas como uma única imagem realizada a quatro tempos, ou em quatro clicks, pretendendo-se simbolizar quatro anos de poder. 1 Joost Elffers e Robert Greene - AS 48 LEIS DO PODER (Lei 6) http://www.scribd.com/doc/43901333/As-48-Leis-Do-Poder- Joost-Elffers-Robert-Greene (Acedido em: 11/12/2010)