O trabalho desenvolvido ao longo deste workshop pretende inserir-se na segunda proposta do orientador, Duarte Amaral Netto, em que se pedia um trabalho documental à volta da questão da República. Nisto criaram-se várias imagens que têm implícita a questão da liberdade. A afirmação da República trouxe uma série de ideais nos quais a liberdade individual está inserida, em termos políticos, no campo económico, a nível intelectual, religioso. Com isto, e claro com a ligação de outros factores, as pessoas começaram a poder fazer o que lhes apetecia, sem quaisquer repressões ou castigos, começaram a organizar as suas vidas da melhor forma que achassem.
Foram construindo as suas casas de um modo mais pessoal. Cada pessoa foi criando um espaço habitacional à sua medida, a forma como cada uma exterioriza a sua ligação com o espaço é diferente e isso é notório. Por outro lado este facto leva a que, por variadíssimas razões, depois de vários anos as pessoas deixem de dar o valor devido ao que as rodeia e como tal revela-se num desleixe, num desinteresse que vai mostrar-se como uma invasão, sobretudo, da natureza por estes lugares.
Neste trabalho é esta a ideia que vai prevalecer, as imagens foram desenvolvidas em torno deste facto. Pretende-se mostrar algumas situações que passam diariamente por nós, mas que nem nos afectam, no entanto vão formando uma mancha considerável e cada vez mais perceptível.